domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Mente


A mente é algo muito maior e mais complexo que a estrutura cerebral em si. A mente é constituída por um imenso “banco de imagens” distribuídas por todo o cérebro.

Explicando melhor: Um organismo só é detentor de uma mente quando possui a capacidade de gerar imagens internas e de utilizá-las de maneira organizada para a formação dos pensamentos.

Os pensamentos por sua vez, têm a capacidade de se unir na busca de um objetivo comum. Daí se obterá, então, um raciocínio que passará por um processo de seleção, cujo resultado será uma tomada de decisão refletida em um comportamento.

Ter comportamentos ou ações inteligentes não significa ter mente. Somente os organismos que apresentam o processamento cognitivo (baseado na maneira de pensar) possuem uma mente.

[É importante frizar que mesmo os pensamentos relativos a palavras ou outros símbolos (como notas musicas) tbém se constituem em imagens representativas, uma vez que palavras, frases, textos e sons existem sob a forma de imagens em nossa mente]

3 comentários:

Leda disse...

Prefiro quando vc fala de amor, de união, de desejo, de sonhos.
Estas complexidades que às vezes vc apresenta ao Blog são por demais puxadas.
Fazem a gente pensar quando, para distrair, queremos apenas quimeras e um ambiente restaurador de encantos.
Por favor, tome isto como uma crítica construtiva.

Sua fã,

Leda

Mistralwolf disse...

Srta, Leda...
A diversidade (mto felizmente, diga se de passagem) faz parte de meus “en-Cantos” e é exatamente neste fato promissor e dentro da pluralidade deste foco que me “distraio”. Não percebestes ainda que somente ao se possuir liberdade de "sonhar," em vários níveis “complexos”, nos tornamos oniscientes de como subjugar nossas “Quimeras”, exclusivamente ao bel prazer de nossas fantasias?
“Puxado” seria eu ficar retida a padrões, presa a lastros, enclausurada a um olhar e sensibilidade míope. Aliás, isto seria um verdadeiro horror a minha originalidade.
Criar é dar vida e não “clonar” padrões... Eis a verdadeira noção de arrebatamento!
De qquer maneira, agradecida pelo franco comentário e opinião sincera.
Passe bem!

Bia disse...

Nossa!
Impactante!
Perfect!